22/9/18
 
 
Arábia Saudita. Mulheres autorizadas a conduzir a partir da meia-noite
Imagem de um simulador automóvel em Riad usado para dar aulas a mulheres sauditas

Arábia Saudita. Mulheres autorizadas a conduzir a partir da meia-noite

Imagem de um simulador automóvel em Riad usado para dar aulas a mulheres sauditas FAYEZ NURELDINE Jornal i 23/06/2018 17:45

Cerca de duas mil mulherres têm já carta de condução. Muitas mais estão a ter aulas. 

As mulheres sauditas serão enfim autorizadas a conduzir automóveis a partir da meia-noite local deste sábado, 21h em Portugal Continental, concretizando finalmente o fim da proibição levantada em setembro pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

As primeiras cartas de condução emitidas a mulheres sauditas chegaram no início do mês, mas só a partir da meia-noite poderão sentar-se atrás de um volante. “Há excitação palpável no ar”, afirmava este sábado a correspondente da BBC em Riad, Orla Guerin.

De acordo com as autoridades sauditas, cerca de duas mil mulheres têm já carta de condução. Muitas outras tiram por estes dias aulas de condução em universidades. “Uma jovem mulher condutora disse-nos que é um ‘sonho tornado realidade’”, explica Guerin.

A Arábia Saudita era ainda este sábado o único país no mundo que proibe mulheres de conduzir. O fim da proibição trata-se de um dos passos reformistas de Mohammed bin Salman, que pretende reestruturar a economia e a cultura ultraconservadora saudita.

As reformas de bin Salman, contudo, são limitadas. As mulheres sauditas vivem sob uma lei conservadora de proteção masculina que as força a ter a autorização de um homem para muitas tarefas fundamentais em sociedade, como, por exemplo, casar-se, viajar para fora do país ou candidatar-se ao ensino superior.  

Pelo menos cinco mulheres sauditas e ativistas estão hoje detidas por terem protestado contra a lei de proibição à condução de automóveis. Podem ser julgadas e condenadas através da lei de antiterrorismo. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×