20/9/18
 
 
Receita. Jejuar ou não jejuar, eis a questão

Receita. Jejuar ou não jejuar, eis a questão

Sílvia Ferreira-Campos 15/06/2018 18:25

Os jejuns espirituais são parte de algumas religiões, mas estão a tornar-se cada vez mais populares em dietas e detox, com o objetivo de perder peso.

Sendo um tema bastante controverso e que desperta a atenção de todos, principalmente para quem procura milagres quando o tema é perder peso, soa a música para muitos. Existem várias formas de o fazer. 

E, como digo sempre, não devemos esquecer-nos de que, quando dormimos, estamos a jejuar. Recomendo que a última refeição seja o mais ligeira possível e feita três horas antes de dormir, até porque o nosso metabolismo diminui naturalmente durante a noite. A noite é uma altura em que o nosso corpo descansa, por isso tem a chance de reparar tecidos, melhorar a função cognitiva e restaurar os níveis de energia. Por essa razão, aconselho a utilizarmos os melhores alimentos. 

E hoje recomendo uma sopa com um dos meus ingredientes favoritos quando falamos em detox, limpar, perder peso… baixo em calorias e alto em vitaminas e minerais, o bom e velho aipo. Administrado como um agente anti-hipertensivo na medicina popular há séculos, o aipo continua a provar que existem benefícios cardiovasculares, entre muitos outros. Fornece fibra dietética, que aumenta a digestão e a perda de peso. Além disso, contém uma alta percentagem de água - os eletrólitos do aipo podem prevenir a desidratação -, atua como diurético e reduz o inchaço. Outros benefícios significativos do aipo incluem a sua capacidade de melhorar a saúde do fígado, da pele e dos olhos. 

 

Sopa de Aipo Depurativa 
 

Ingredientes 

1 cebola; 3 talos de aipo; 3 talos de alho-francês; 2 cenouras pequenas; 1 mão-cheia de salsa; 1 pedaço de gengibre; alho; 1 l de água; 2 colheres de azeite (opcional); 5 colheres de água para saltear; sal do mar para temperar 

Método 

Numa panela, adicione 4 a 5 colheres de água, deixe aquecer, tempere com sal, adicione os vegetais cortados em cubos e deixe suar. Tempere com algumas gotas de limão, acrescente a água, deixe cozinhar 15 minutos e passe com a varinha mágica. Tempere com sal e azeite se desejar. Eu não gosto de passar muito para mastigar um bocado, recordando sempre que a digestão começa na boca. Sirva em prato ou leve consigo para ir comendo durante o dia.

Dica: Pode aumentar a quantidade de água e depois retirar. Assim fica com caldo de vegetais que pode utilizar para outras sopas.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×