19/9/18
 
 
'Harry Potter e a Pedra Filosofal' faz hoje 20 anos

'Harry Potter e a Pedra Filosofal' faz hoje 20 anos

Joana Marques Alves 26/06/2017 13:32

Lembra-se quantos anos tinha quando leu o livro pela primeira vez?

O primeiro livro da saga Harry Potter, ‘A Pedra Filosofal’, foi lançado há precisamente 20 anos. A 26 de junho de 1997, a britânica J.K. Rowling lançou aquele que seria a primeira obra de uma coleção de sucesso mundial.

‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ é o primeiro de sete livros. Conta a história de um jovem órfão, que não sabe que é mágico e viver com ‘muggles’ (seres humanos sem quaisquer poderes’. Nesta obra, Harry Potter apercebe-se de que é feiticeiro e inscreve-se numa escola própria para estas pessoas Hogwarts. É aqui que desenvolve uma amizade forte com Ron Weasley e Hermione Granger.

O livro foi rejeitado por várias editoras, mas acabou por ser lançado pela Bloomsbury, vendendo mais de 107 milhões de exemplares. A adaptação cinematográfica surgiu em 2001.

Ligação entre Harry Potter e o Porto

J.K.Rowling chegou a viver no Porto durante alguns anos. Nesse período, inspirou-se em várias paisagens e pessoas para descrever algumas cenas de ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’.

A escritora britânica costumava sentar-se nos cafés da Invicta a escrever passagens da sua obra. Pessoas próximas de Rowling dizem que o Café Majestic era o seu preferido. Há quem diga também que a autora inspirou-se na Livraria Lello, considerada uma das mais bonitas do mundo, para descrever vários cenários do livro.

Rowling já admitiu também que o nome do professor Salazar Slytherin foi inspirado no português António de Oliveira Salazar. Para além disso, as fardas usadas pelos alunos de Hogwarts foram inspiradas nos trajes universitários portugueses.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×