21/9/18
 
 
ANTRAM aplaude alargamento do gasóleo profissional a todo o País

ANTRAM aplaude alargamento do gasóleo profissional a todo o País

Jornal i 30/12/2016 16:54

O regime de gasóleo profissional vai ser alargado a todo o país já no início do próximo ano. 

A confirmação foi dada pelo secretário de Estado da Energia e a Associação Nacional de Transportes Rodoviários (ANTRAM) já fez saber que se trata de “uma medida há muito esperada pelo setor”.

"As empresas de transporte rodoviário de mercadorias podem, assim, passar a abastecer em qualquer posto, em todo o território nacional, com gasóleo profissional", sublinham. Para a ANTRAM, a medida vai ter um grande impacto económico “pelo retorno dos consumos ao território nacional”.

A previsão vai de encontro ao que Jorge Seguro Sanches já tinha sublinhado: os resultados do projeto mostram que Portugal estava a perder receita fiscal em virtude da diferença de preços que levava os transportes internacionais a preferirem abastecer em Espanha, país onde os preços dos combustíveis são mais baixos.

O governante exemplificou com o caso de Almeida/Vilar Formoso, que passou de um consumo de 303 mil litros em abril para um consumo de 636 mil litros. Em Elvas, os dados apontam para um crescimento de 453 mil litros para os 699 mil litros.

Segundo Seguro Sanches, com o alargamento da medida, “o País não vai perder o volume brutal de milhões de euros que todos os anos estava a perder” e este “é um passo no sentido de que no ponto de vista fiscal os combustíveis possam ter um tratamento fiscal mais próximo possível de Espanha”.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×