24/10/19
 
 
Ana Sá Lopes 18/04/2016
Ana Sá Lopes
Política

ana.lopes@ionline.pt

Foi bonita a festa, pá, mas não estamos contentes

A violência de Catarina Martins para com o primeiro-ministro no debate de sexta-feira não significa (já) a rutura da espécie de coligação que apoia o governo. Mas foi um sinal inequívoco de que a quadratura do círculo em que esta fórmula governativa apostou - “respeitar integralmente os compromissos europeus” e ter o apoio do Bloco e do PCP - tem riscos desmesurados que estão cada vez mais à vista.

Quando a líder do Bloco de Esquerda confronta António Costa com a perda da maioria que sustenta o governo - lembrando que isso já aconteceu no caso Banif -, está a colocar em cima das costas do primeiro-ministro um pesado alerta: os eleitores não votaram no Bloco de Esquerda para “salvar bancos à custa dos contribuintes”. António Costa também jurou que não quer “salvar bancos à custa dos contribuintes”, mas a situação de emergência a que chegou o sistema financeiro português e as regras do Banco Central Europeu dificilmente sustentam outra alternativa.

Todos os envolvidos - PS, Bloco de Esquerda e PCP - conheciam os riscos que corriam quando se uniram para construir uma alternativa de governo. O acordo mínimo assente numa melhor redistribuição de rendimentos era, de facto, mínimo, o que rebentou de imediato quando foi preciso socorrer o Banif. António Costa não tem meios de gerir o país no capítulo do resgate ao sistema financeiro segundo as regras de Bruxelas e contar ao mesmo tempo com o apoio dos seus parceiros. O estado de crispação entre PS e PSD não dá grande margem para a multiplicação de blocos centrais nas votações parlamentares.

O que irá acontecer se o BPI entrar em insolvência, como o deputado socialista João Galamba já chegou a admitir em declarações na SIC? As soluções para o sistema financeiro à luz dos “compromissos europeus” são um ponto de total desacordo na geringonça. Os últimos dias foram elucidativos de que se pode ter iniciado um caminho sem regresso.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×