11/4/21
 
 
Despedimentos levam trabalhadores do Novo Banco ao Parlamento

Despedimentos levam trabalhadores do Novo Banco ao Parlamento

Diana Tinoco Margarida Davim 16/03/2016 17:51

A Comissão de Trabalhadores do Novo Banco vai estar amanhã em audição na Comissão de Trabalho e Segurança Social, na Assembleia da República. O anuncio foi feito numa altura em que a administração liderada por Stock da Cunha revelou estar em curso um processo de rescisões amigáveis com vista a reduzir cerca de 500 postos de trabalho.

Os trabalhadores preferem, porém, falar em “despedimento colectivo” e temem que possam sair mais funcionários nesta reestruturação que está a ser leva a cabo.

Segundo um comunicado enviado esta segunda-feira aos trabalhadores do Novo Banco a que a Lusa teve acesso, esta redução de pessoal é defendida pela administração como “necessária e inadiável para a viabilidade empresarial” do grupo.

No mesmo documento, a administração diz que este processo de rescisões amigáveis é uma forma de “esvaziar ou minimizar o âmbito de um possível despedimento coletivo”.

A administração do Novo Banco lembra nesse mesmo comunicado que o grupo tem de eliminar mil empregos e reduzir os custos em cerca de 150 milhões até ao final de 2016, para cumprir os compromissos decorrentes dos auxílios de Estado que recebeu. Para o fazer, Stock da Cunha aponta como caminho “desinvestir de negócios e de geografias não estratégicas, recentrando o foco nas atividades principais”.

Entretanto e em reação a estas notícias, o Sindicato dos Trabalhadores da Atividade Financeira (SINTAF) já veio defender que a solução para o Novo Banco passa pela nacionalização, que é também a solução defendida por BE e PCP.

De acordo com o compromisso firmado com Bruxelas, o Governo português tem até outubro de 2017 para vender o Novo Banco. Mas a dificuldade em encontrar um grupo para investir no banco já levou a ponderar a hipótese de uma solução que passa pela dispersão do capital em bolsa.

Ler Mais


Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×