19/9/19
 
 
Desemprego. Número de inscritos baixa em janeiro

Desemprego. Número de inscritos baixa em janeiro

Ana Nabais Jornal i 22/02/2016 18:40

Dados do Instituto do Emprego apontam para descida homóloga mas subida em termos mensais

Em janeiro, inscreveram-se 64 934 desempregados nos centros de emprego, o que representa uma descida de 5,7% face a igual período de 2015. Segundo a informação mensal do mercado de emprego divulgado pelo Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP), o número de novos inscritos é muito superior, no entanto, em relação ao mês anterior: mais 10.901 novas inscrições, o que resulta num aumento de 20,2%.

Segundo o mesmo boletim, o principal motivo de inscrição  foi o “fim do trabalho não permanente”, com 42,1% dos casos. O despedimento foi invocado por 10,5% dos novos inscritos e os “ex-estudantes” ocupam o terceiro lugar, com 7,4%.

Dos 478 672 desempregados que no final do mês de janeiro estavam inscritos como candidatos a novo emprego, 67,2% tinham trabalhado em atividades do setor dos “serviços”, com destaque para as “Atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio”; 27,5% eram provenientes da indústria, com particular relevo para a Construção; e 4,2% pertenciam ao setor agrícola.

Os dados do IEFPindicam  ainda que todas as regiões do país contribuíram  para esta tendência. Em termos homólogos, a descida mais acentuada ocorreu na região Norte (-9%). Em relação ao mês anterior, o desemprego subiu em todas as regiões, com excepção dos Açores.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×