21/10/19
 
 
Setúbal, Seixal e Faro são os campeões da retenção e abandono

Setúbal, Seixal e Faro são os campeões da retenção e abandono

Rodrigo Cabrita Kátia Catulo Marta Cerqueira e S.M.S. 12/12/2015 12:08

Portugal continua a apresentar elevadas taxas de retenção e abandono escolar, sendo que no caso dos alunos do 12º ano, Setúbal é o concelho que mais preocupa, já que atinge os 44%. Seixal é outro dos concelhos que apresenta um dos valores mais elevados, 43%. Ainda dentro dos três primeiros municípios onde a situação é mais preocupante está Faro, com 39%, não ficando muito acima do valor de Sintra (32%). Mas se julga que no ano passado os resultados foram muito diferentes, engana-se. O certo é que em 2013, o concelho mais crítico era o Seixal, com a taxa de retenção e abandono escolar a atingir os 45% no 12º ano. Seguia-se os concelhos de Faro e Évora, ambos com 43%.

A retenção e abandono escolar é uma bola de neve a rebolar pela ribanceira e nada consegue travar esse fenómeno que se agiganta à medida que se avança na escolaridade, chegando atingir mais de três em cada dez alunos no 12. º ano. Se a taxa de retenção e abandono a nível nacional atingiu os 15% e os 13% no 10º e 11.º, no último do secundário bate todos os recordes, atingindo os 36% no fim do ano lectivo de 2013-2014. Segundo os dados do Ministério da Educação, os valores tem-se mantido estáveis ao longo dos últimos quatro anos. No 10º e 11.º anos, as percentagens variam entre os 12% e os 15%, valores que quase duplicam quando chegamos ao 12.º ano, em que as percentagens oscilam entre os 35% e os 37%.

E quem julga que só vão a exame nacional os jovens e adolescentes pode ficar bastante surpreendido. A heterogeneidade no ensino não acontece só a nível social e económico. A ver pela idade dos alunos que fizeram este ano o exame nacional, a escola não é apenas um lugar para a juventude. No secundário, o estudante mais velho com aproveitamento tinha 69 anos e teve 11 valores no exame de Geografia do 12 ano. 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×