13/11/18
 
 
NASA descobre evidências de água líquida em Marte
As imagens divulgadas esta segunda-feira pela NASA

NASA descobre evidências de água líquida em Marte

As imagens divulgadas esta segunda-feira pela NASA NASA/JPL/University of Arizona Jornal i 28/09/2015 16:19

Descoberta anunciada esta tarde numa conferência de imprensa em que a NASA prometia dar resposta ao "mistério de Marte".

Em Marte não há apenas gelo, como se julgava até aqui. A NASA anunciou esta segunda-feira a descoberta de evidências fortes da existência de água salgada em estado líquido nalgumas partes do planeta vermelho, pelo menos nos meses mais quentes.

Numa conferência de imprensa marcada para as 16h desta segunda-feira (hora de Lisboa) para a qual a NASA prometia a resposta para o "mistério de Marte", foram divulgados os resultados de um artigo publicado na "Nature Geoscience", em que os cientistas sustentam que a existências de veios escuros que aparecem e desaparecem todos os anos indiciam a existência de água salgada na altura mais quente do ano no planeta vermelho.

Segundo os cientistas, essas estrias tendem a aparecer e a ficar mais escuras nos meses mais quentes e desaparecem no resto do ano.

Os cientistas chegaram a estes resultados com base nas imagens recolhidas pela Mars Reconnaissance Orbiter, uma sonda da NASA a orbitar Marte desde 2006. A investigação irá continuar, agora para determinar se existe alguma forma de vida microscópica em Marte.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×