4/6/20
 
 
Betty Faria volta a criticar "mulheres gordas" e diz que é "questão de gosto"

Betty Faria volta a criticar "mulheres gordas" e diz que é "questão de gosto"

Sofia Martins Santos 17/09/2015 13:42

Modelos plus size manisfestam-se contra Betty Faria, que entretanto já tentou esclarecer a polémica.

O Projecto Mulheres Reais foi criado no Brasil com o objectivo de incentivar a auto-estima das mulheres que estão fora do padrão de “perfeição”, ou seja, foi pensado de forma a poder ajudar todas as mulheres que não são magras a conseguirem sentir-se melhor.

Cinco modelos plus size, que fazem parte deste projecto, decidiram fazer uma produção em protesto às declarações da actriz Betty Faria, que afirmou recentemente que sentia “repulsa” de mulheres gordas. Uma declaração que não foi bem recebida por muitos e que iniciou uma acesa discussão nas redes sociais.

Com várias frases que servem como resposta às declarações da actriz brasileira, estas mulheres sublinharam que “ninguém é obrigado a gostar de pessoas gordas, mas também não têm o direito de ofender quem tem peso a mais”.

Recorde-se que quando o projecto começou em 2009, no Brasil, várias mulheres que não são consideradas “perfeitas por não serem magras” fizeram desfiles, editoriais de moda e até concursos de beleza.

Adilton Amaral, que encabeça o projecto, garantiu, na altura, que não se trata de um projecto que elogia a obesidade, mas pretende mostrar que a beleza não é um privilégio apenas das pessoas que não sofrem com o excesso de peso.

Foram várias as mulheres que, um pouco por todo o mundo, questionaram as declarações de Betty Faria e criticaram as forma como as fez.

Para sermos mais exactos, em questão está esta declaração da actriz à revista Joyce Pascowitch: “As mulheres gordas incomodam-me profundamente. Sinto repulsa”.

Betty Faria, de 74 anos, explicou ainda, na mesma entrevista, que sempre fez de tudo para não ficar “uma velha gorda”.

A actriz foi mais longe e defendeu ainda que qualquer pessoa é livre de dizer o que quiser: "Todo mundo tem o direito de falar o que quiser. Eu, por exemplo, não gosto de mulheres gordas. Elas me incomodam profundamente. Tenho repulsa, rejeição”.

Declarações que geraram centenas de comentários a criticar a atitude da actriz um pouco por todo o lado, mas principalmente no Twitter da actriz.

Betty Faria já veio esclarecer a polémica. “Questão de gosto: Roupa de oncinha ,unhas dos pés pintadas de vermelho... não gosto. Mas não é ofensa, por favor. Questão de gosto, tá?”, escreveu.

Uma partilha que não acalmou os seguidores da actriz, que continuam a criticar as declarações que deu sobre as mulheres com excesso de peso.

Questão de gosto: Roupa de oncinha,unhas dospés pintadas de vermelho... não gosto.Mas não é ofensa, por favor.Questão de gosto tá?

— Betty Faria (@betty_faria_) 14 setembro 2015

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×