22/9/18
 
 
Antonio de la Rosa já entrou em Portugal pelo Tejo
Chegada a Lisboa está prevista para domingo

Antonio de la Rosa já entrou em Portugal pelo Tejo

Chegada a Lisboa está prevista para domingo Fonte: Facebook Jornal i 12/08/2015 18:19

Bombeiro espanhol está a tentar chegar de Madrid a Lisboa em paddle surf pelo Tejo.

O aventureiro espanhol Antonio de la Rosa, que está tentar unir Madrid a Lisboa em 'paddle surf' pelo rio Tejo, entrou esta quarta-feira à tarde na parte portuguesa do rio, estando prevista a sua chegada a Lisboa no domingo.

"O Antonio entrou em Portugal hoje cerca das 14h", disse à agência Lusa a assessoria do atleta, que espera completar os mais de 900 quilómetros até ao final do fim-de-semana, dependendo das condições climatéricas e do próprio rio.

Antonio de la Rosa, bombeiro de profissão, partiu de Buitrago de Lozoya (na zona montanhosa a norte de Madrid) e desceu pelo Lozoya e pelo Jarama (afluentes do Tejo). Tinha previsto navegar pelo Parque Nacional de Monfragüe e pelo Parque Natural Tejo Internacional, mas não conseguiu por falta de autorização da entidade que gere os Parques Naturais da Extremadura espanhola.

Por outro lado, nas três últimas jornadas, salientou a assessoria do atleta, de la Rosa teve de enfrentar "ventos frontais fortes, que o obrigaram a remar mais horas por dia", em etapas de 80 quilómetros.

"Espera-se que chegue a Lisboa (ou a Cascais) no domingo, num total de 19 etapas, uma mais do que estava previsto", acrescentou.

Antonio de la Rosa já passou por Toledo e Talavera de la Reina. Entrou em Portugal por Alcántara, na província de Cáceres, com Portugal na margem direita e Espanha na margem esquerda até chegar a perto de Vila Velha de Ródão, onde o Tejo passa a ser apenas português. Desde que arrancou, a 29 de Julho, já completou 670 quilómetros. Da fronteira de Portugal até Lisboa ainda completará outros 350 quilómetros.

"Na quinta ou na sexta-feira, dependendo das condições deverá passar pelo Castelo de Almourol", em Santarém, indicou a mesma fonte.

Antonio de la Rosa, embaixador de Turismo Activo e Desportivo da Comunidade de Madrid [que o patrocina neste projecto], tem um vasto currículo de aventuras deste tipo, entre as quais ter completado em solitário a rota "Iditarod" no Alasca em esqui de fundo e pé, num total de mais de 1.700 quilómetros em 42 dias.

Para esta aventura Madrid-Lisboa, Antonio de la Rosa tem o patrocínio da Comunidade de Madrid. O Turismo de Portugal, por seu lado, associou-se ao projecto para facilitar o contacto com as entidades locais nas etapas que decorrem em Portugal.

Lusa

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×