24/9/20
 
 
Grécia. “Acordo só foi possível graças ao forte empenho dos socialistas”, diz PS
Costa reuniu-se com os socialistas europeus antes da cimeira

Grécia. “Acordo só foi possível graças ao forte empenho dos socialistas”, diz PS

Costa reuniu-se com os socialistas europeus antes da cimeira Rita Tavares 13/07/2015 18:57

Ana Catarina Mendes disse que foco dos socialistas europeus foi sempre “um acordo que permitisse à Grécia continuar no euro”.

Os socialistas mostram estar satisfeitos com o acordo alcançado entre a Grécia e as instituições europeias. Esta segunda-feira, a vice-presidente da bancada parlamentar para os Assuntos Europeus disse mesmo que “este acordo só foi possível graças ao forte empenho dos socialistas, que uniram esforços, construíram pontes e demonstraram capacidade negocial em todo os momentos”.

Em declarações à edição digital do jornal oficial do partido (“Acção Socialista”), Ana Catarina Mendes argumentou que “desde a primeira hora, a posição do PS foi muito clara: o objectivo essencial passava por um acordo entre todas as partes que permitisse à Grécia continuar no euro a encetar um caminho de recuperação económica, com indicações sobre a sustentabilidade da dívida pública”.

Tendo em conta o que foi alcançado ­– e que está a ser fortemente criticado pela esquerda à esquerda do PS pela carga de austeridade que mantém sobre a Grécia – a deputada acredita que os socialistas europeus uniram-se "na exigência de uma solução política, evitando o aprofundamento da crise”. E sublinha o papel do líder socialista português: “Na última semana o secretário-geral do PS participou em várias reuniões de líderes do PSE e reforçou a necessidade de unidade e de um caminho alternativo, tendo contribuído para um maior empenhamento na evolução de posições da família socialista”.

Antes da cimeira da zona euro, os socialistas europeus reuniram-se e, no final, António Costa disse sair da reunião convicto no “alinhamento” dos socialistas para um “acordo que seja credível, durável e definitivo”.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×