03/12/2022
 
 
Propostas do Eurogrupo vistas como "humilhantes" na Grécia

Propostas do Eurogrupo vistas como "humilhantes" na Grécia

Filipe Paiva Cardoso 12/07/2015 21:05

As propostas elaboradas pelo Eurogrupo estão a ser muito mal recebidas em Atenas, especialmente a que prevê a "entrega" de 50 mil milhões em activos ao Luxemburgo

Responsáveis do governo grego criticaram veementemente as propostas iniciais elaboradas pelo Eurogrupo ao longo das reuniões de sábado e domingo. Num encontro com jornalistas, as propostas foram rotuladas como "humilhantes e desastrosas".

As propostas que o Eurogrupo impõe à Grécia como contrapartida para iniciar conversações tendo em vista o avanço do terceiro resgate incluem mais austeridade que aquela admitida por Alexis Tsipras. Além disso, as propostas abrem a porta à expulsão da Grécia do euro - item só incluido por vontade da Alemanha -, assim como à captura de 50 mil milhões de euros de activos dos contribuintes gregos por parte das instituições europeias. Estas querem ficar com a palavra final na calendarização e decisão de venda destes activos.

"É uma ideia do outro planeta", comentou um dos responsáveis da comitiva grega presente em Bruxelas, ao "Politico.eu", realçando que para o executivo de Tsipras a ideia será chumbada com "100% de Não". Os gregos prevêem não mais de 500 milhões de euros em privatizações anuais.

Também os "Gregos Independentes", partido da direita conservadora e parceiro de coligação do Syriza, já se manifestaram totalmente contra este imparável aumento das exigências dos credores: "Chegámos ao limite, querem esmagar-nos. Já chega!"

 

Ler Mais

Os comentários estão desactivados.


Especiais em Destaque

iOnline

iOnline
×

Pesquise no i

×
 


Ver capa em alta resolução

iOnline