3/7/20
 
 
Grécia. Reuters: "Líderes do euro tentaram bloquear relatório do FMI sobre Grécia"

Grécia. Reuters: "Líderes do euro tentaram bloquear relatório do FMI sobre Grécia"

Petros Karadjias AP Filipe Paiva Cardoso 03/07/2015 18:50

Os líderes dos países da zona euro tentaram impedir que o FMI publicasse o relatório desta quinta-feira sobre a dívida grega, onde conclui que o país precisa de um corte na dívida de pelo menos 30% do PIB

Segundo avança a "Reuters", citando fontes das negociações, os países da zona euro tentaram travar a publicação do relatório de quinta-feira do FMI sobre a (in)sustentabilidade da dívida grega.

No documento do FMI publicado esta quinta-feira, o fundo conclui que as contas públicas gregas não serão sustentáveis enquanto o país não for alvo de um "alívio substancial da sua dívida". O FMI calculou também as necessidades de financiamento da Grécia em 50 mil milhões de euros para os próximos três anos.

A publicação do relatório do FMI veio reforçar a posição do governo de Alexis Tsipras, que tem insistido na urgência de se avançar com uma reestruturação da dívida grega, caso contrário nenhum pacote de austeridade será viável - visão cada vez mais consensual, desde prémios Nobel da Economia, ao governo norte-americano e a várias instituições internacionais, como o FMI, agora.

Ainda segundo a "Reuters", a divulgação deste documento tem sido alvo de uma intensa disputa de bastidores entre Bruxelas e o FMI. Alexis Tsipras esta quinta-feira, na reacção aos números do FMI, criticou o facto deste relatório ter demorado tanto tempo a ser divulgado.

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×