21/11/17
 
 
Vítor Rainho 06/06/2015
Vítor Rainho

vitor.rainho@newsplex.pt

Se for açúcar com água não há problema em se beber...

Em Portugal há muito o hábito de as pessoas serem avessas à mudança. Tem sido assim na arquitectura, nos negócios, na política ou até nos costumes. Curiosamente, quando a mudança se instala, muitos acabam por mudar de trincheira e passam a ser os maiores defensores da nova ordem instituída.

Nesta edição falamos de homeopatia e das dúvidas que existem sobre a eficácia da mesma. De um lado estão os detractores, que acreditam que tudo não passa de um embuste. Alegam que tudo se resume ao efeito placebo. Tomar os medicamentos homeopáticos ou beber um copo de água com açúcar é rigorosamente a mesma coisa. Eu estou no campo oposto. Acredito que a cura para muitos dos nossos males não se resume à medicina convencional – que frequento com regularidade para fazer exames de rotina e de acompanhamento ou quando tenho algo de grave que implique uma ida às urgências. Mas a homeopatia e seus derivados, devidamente administrados por uma pessoa competente, já me ajudaram a ultrapassar várias maleitas. Implica uma disciplina muito grande e uma dose de crença. Mas não é assim para tudo na vida? Quando tomo um antibiótico, não preciso de acreditar que me vai fazer bem?

No especial Homeopatia que publicamos hoje há de tudo. Desde médicos convencionais que aliam as duas medicinas e doentes que acham que estão vivos por terem recorrido à homeopatia até àqueles que julgam estar perante uma brincadeira de mau gosto. Não se faz apologia de nada, apenas se mostram os dois mundos que estão em confronto. Há países onde os médicos convencionais têm uma disciplina sobre medicinas alternativas e há mesmo nações que comparticipam os tratamentos homeopáticos.

Mas há um outro dado nesta “guerra” que merece reflexão: os médicos convencionais acreditam que exploram pouco a parte psicológica. Coisas que os animais que são curados pelas “aguinhas” não podem confirmar...

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×