21/3/19
 
 
PS chama ao parlamento sindicato e inspector-geral da ASAE
Um dos casos relatados terá acontecido na Ovibeja

PS chama ao parlamento sindicato e inspector-geral da ASAE

Um dos casos relatados terá acontecido na Ovibeja Margarida Bon de Sousa 04/06/2015 16:17

Em causa estão as denúncias da Associação Sindical dos Funcionários da ASAE.

O grupo parlamentar socialista entregou ontem um requerimento ao presidente da Comissão da Economia para chamar à Assembleia da República o sindicato que denunciou a existência de uma lista VIP de empresas onde os inspectores da ASAE não podem entrar. Bem como o inspector-geral do organismo que tem por missão garantir a fiscalização das actividades económicas e a segurança alimentar.

“Queremos recolher o máximo de informação possível para confrontarmos o senhor ministro da Economia quando vier à Comissão, dia 7 de Julho”, disse ao i o deputado socialista Fernando Serrasqueiro.

“O governo não se pode esconder na mera negação, porque para nós não é seguro. Também negou a existência de uma lista VIP na Autoridade Tributária, mas acabou por se provar que esta era mesmo uma realidade e que governo desconhecia a sua existência. Vamos ver se esta vai ser uma situação idêntica”.

O deputado referiu ainda que se ficar provado a matéria que for denunciada, será de extrema gravidade “na medida que indica interferência não só da direcção da ASAE como do governo para impedir que o plano  normal de fiscalização possa ser alterado para beneficiar algumas entidades sobre interesses que não descortinamos”.

Recorde-se que a Associação Sindical dos Funcionários da ASAE denunciou, esta quinta-feira, situações em que os inspectores foram proibidos de fiscalizar determinados agentes económicos e em que as brigadas receberam ordens para abandonar os locais que estavam a fiscalizar. 
        
Um dos casos relatados terá acontecido na Ovibeja, a feira de agricultura que se realiza anualmente em Beja.   

O ministério da Economia já reagiu, negando quaisquer pressões sobre aquele organismo e desmentindo que haja qualquer lista de entidades que não possam ser fiscalizadas.        

 

 

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×