26/5/20
 
 
Portugueses entre os europeus que mais partilham o carro

Portugueses entre os europeus que mais partilham o carro

06/02/2014 00:00
Portugueses estão também mais receptivos a partilhar a viatura durante os próximos dez anos

Os portugueses foram os europeus que mais partilharam o automóvel nos últimos doze meses: 28% contra 20% da média europeia, revela o Caderno Automóvel do Observador Cetelem 2014.  

Os turcos são os segundos maiores entusiastas da partilha de deslocações (25%). Já os franceses e os espanhóis ocupam o terceiro e quarto lugar, registando 22% e 21% das respostas positivas, respectivamente. Por sua vez, os britânicos (12%) e os italianos (8%) são os menos receptivos a este conceito.

O mesmo estudo revela ainda que mais de quatro em cada dez portugueses dizem estar prontos para partilhar a utilização de um veículo durante os próximos dez anos automóvel (79% contra uma média europeia de 73%).

Curiosamente, as mulheres portuguesas são mais cépticas que os homens no que diz respeito à partilha da viatura: 34% afirmam que se imaginam, dentro de dez anos, a partilhar um automóvel que não lhe pertença. Já os homens registaram 48% das respostas afirmativas

O estudo revela ainda evoluções estruturais profundas na relação entre os europeus e as suas viaturas, até aqui encaradas como um meio de transporte individual por excelência..

Os inquéritos ao consumidor que deram origem aos resultados mencionados foram feitos em Novembro de 2013 a oito países da Europa (Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Bélgica, Reino Unido e Turquia), com amostras representativas das populações nacionais (pelo menos 600 pessoas por país), num total de 4.830 pessoas questionadas pela Internet.

 

Ler Mais

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×