23/1/19
 
 
Jovens portugueses desenvolvem robôs para sala de aula

Jovens portugueses desenvolvem robôs para sala de aula

23/10/2013 00:00
Projecto vai agora ser apresentado em Inglaterra

E se o seu filho de 10 anos revelasse que esteve a programar um robô para percorrer as principais serras de Portugal? O cenário já possível, uma vez que, dois jovens portugueses desenvolveram, em Faro, robôs para salas de aulas.

Os responsáveis pelo projecto, Bruna Carmo e Mário Saleiro, criaram "um sistema de robótica educativa inovadora, de baixo custo e de muito fácil utilização".

Depois do sucesso que fez em conferências nacionais na área da educação, o projecto vai agora ser apresentado na International Conference on Social Robotics, a 28 e 29 de Outubro, em Bristol, em Inglaterra.

Mas nem tudo foram facilidades. No início enfrentaram algumas dificuldades em encontrar soluções de robótica educativa, nomeadamente o preço, já que um sistema de robótica educativa com um único robô ronda os 300 euros. Também a complexidade dos sistemas eléctricos e informáticos, que exigem alguma aprendizagem prévia por parte de um professor, atrasaram o processo e enfrentaram alguma demora em configurar e instalar os softwares.

Depois das dificuldades ultrapassadas, os robôs foram testados numa turma do 3.º ano do Colégio de Nossa Senhora do Alto, também em Faro, "onde os alunos desenvolveram os conceitos de reciclar e de reutilizar, através de uma tarefa que consistia em programar os robôs para recolher determinados resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e depositá-los nos contentores apropriados".

 

 

 

 
Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×