17/8/17
 
 
Questionário de Proust

Questionário de Proust

04/08/2014 00:00
Respondido por Júlio Isidro

01 Qual é a sua maior qualidade? 02 E seu o maior defeito? 03 A coisa mais importante num homem? 04 E numa mulher? 05 O que é que mais aprecia nos seus amigos? 06 A sua actividade favorita é... 07 Qual é a sua ideia de felicidade? 08 E o que seria a maior das tragédias? 09 Quem você gostaria de ser, se não fosse você mesmo? 10 E onde gostaria de viver? 11 Qual é a sua cor favorita? 12 E a flor? 13 Um pássaro? 14 Os seus autores preferidos? 15 E os poetas de que mais gosta? 16 Quem são os seus heróis de ficção? 17 E as heroínas? 18 Seu compositor favorito é... 19 E os artistas de que mais gosta?
20 Quem são as suas heroínas na vida real? 21 E os heróis? 22 Qual é a sua palavra favorita? 23 O que é que mais detesta? 24 Quais são as personagens históricas que mais despreza? 25 Quais os dons da Natureza que gostaria de possuir? 26 Como gostaria de morrer? 27 Agora, já, como está se sentindo? 28 Que defeito é mais fácil perdoar? 29 Qual é o lema da sua vida?

01  Saber reconhecer os meus imensos defeitos.
02  Não acreditar muito nas minhas qualidades.

03 No caso da minha é, como dizia o Poetinha, ter os olhos cheios de amor e as mãos cheias de perdão.

04  Ter uma noção muito clara de que a eternidade é uma miragem.

05  A capacidade de me dizerem aquilo que eu não gostaria de ouvir. Esses sim, são verdadeiros.


06  O trabalho favorito é inventar sonhos. A profissão é fazer a televisão possível e a rádio que agora quase parece impossível. A actividade é tudo o que está fora disto.

07 É um estado passageiro que tem picos de tensão. Não se é feliz, às vezes está-se feliz.
08  Relativamente à actualidade, seria a cumplicidade de um povo sem esperança ser cúmplice de quem lhe retira a esperança.
09  Gostava de ser estrangeiro para ver de fora o que se passa cá dentro.
10  Na Inglaterra pelo verde e pela democracia, em França pela criatividade e inovação, em Itália pelo passado histórico e alegre balbúrdia e nos Estados Unidos pela forma de pensar em grande, mesmo nos disparates. Em Portugal de férias para dizer bem da comida e da hospitalidade dos meus concidadãos.
11  Gosto muito dos verdes da terra e de todos os azuis do céu.
12  O bem-me-quer.
13  O beija-flor.
14  Eça obrigatório, António Lobo Antunes um bom hábito, Saramago facultativo.
15  Todos os Pessoas, Natália e Sofia por oposição, Ruy Belo por adopção e depois O’Neill pelo saboroso sarcasmo.
16  Mandraque, um mágico contra o mal (Luís de Matos precisa-se!!!) e o Asterix para defender a aldeia dos romanos internos.
17  Todas as belas adormecidas.

18 Se estão à espera que cite os clássicos só para ficar bem no questionário, desenganem-se. Cole Porter porque para mim a regra é “let’s do it, let’s fall in love”. Zeca Afonso que nos canta o amor colectivo e sempre Paul Simon, “still crazy after all these years.”
19  Al Jareau o maior cantor do mundo, Carlos do Carmo, muito maior do que um Grammy, Jacques Brel que sabia bem definir “Les Bourgeois”, Patxi Andion de “El Maestro”, Pete Seeger porque “We shall overcome”. Faltam os outros todos.
20  As professoras dos nossos filhos, as enfermeiras que vão cuidar para o estrangeiro, as operárias que produzem as nossa exportações e todas as que são mães, esposas, gestoras caseiras, profissionais de muitos ofícios, cientistas, artistas, escritoras, resistentes num mundo onde ainda não ocupam o lugar que lhes pertence
21  Aqui falo de nomes, de um apenas. Papa Francisco.
22  Vida.
23  Palavra? Talvez uma frase “quero dizer de uma forma muito transparente....”
24  Mesmo os que mais odiamos, não se devem desprezar. Todos os ditadores, os grandes e os pequeninos serventuários.
25  Inspiração musical e atributos de pintor.
26  Não me apetece estar presente quando isso acontecer.
27  Numa chaise longue a falar com Marcel Proust, os dois à procura do tempo perdido.
28  Ser um boy com um job. Um dia será um homem.
29  Nunca sejas irrevogável.

Iniciar Sessão
Esqueceu-se da sua password?

Não tem utilizador? Clique aqui para registar

×
×

Subscreva a Newsletter do i

×

Pesquise no i

×