Comissão Europeia pediu informações a tecnológicas sobre burlas online

Comissão Europeia pediu informações a tecnológicas sobre burlas online


A posição surge quando são relatados na UE muitos esquemas de burla online através destas grandes plataformas, com os burlões a enviarem por exemplo e-mails ou mensagens que parecem oficiais pedindo a atualização de contas, a confirmação de reservas ou o pagamento de serviços


A Comissão Europeia revelou ter pedido informações às plataformas tecnológicas Microsoft, Google, Apple e Booking.com devido à alegada utilização indevida para burlas na internet na União Europeia (UE). No entanto, Bruxelas ainda não abriu uma investigação.

“Hoje, a Comissão enviou um pedido de informações ao abrigo da Lei dos Serviços Digitais a quatro plataformas ‘online’, a Microsoft, a Google, a Apple e a Booking.com, para monitorizar e solicitar informações sobre como garantem que os seus serviços não estão a ser utilizados indevidamente por burlões”, disse o porta-voz do executivo comunitário para a Soberania Tecnológica. 

Thomas Regnier apontou que “este é um passo essencial também para proteger os utilizadores em toda a UE contra algumas dessas práticas e para garantir que as plataformas na UE também desempenham o seu papel”.

Ainda assim, ressalvou que se “trata apenas de um pedido de informações” uma vez que “não estamos na fase em que abrimos uma investigação formal”, garantindo que a instituição está empenhada “no combate às fraudes financeiras e na proteção dos utilizadores”.

A posição surge quando são relatados na UE muitos esquemas de burla online através destas grandes plataformas, com os burlões a enviarem por exemplo e-mails ou mensagens que parecem oficiais pedindo a atualização de contas, a confirmação de reservas ou o pagamento de serviços.