Morreu Robert Redford

Morreu Robert Redford


ator e realizador norte-americano tinha 89 anos


O ator e realizador Robert Redford morreu esta terça-feira de manhã, na sua casa no Utah, aos 89 anos.

A  notícia foi avançada pelo New Yor Times, que cita um comunicado de Cindi Berger, a assessora de imprensa do ator. A nota refere que Redford morreu enquanto dormia “na sua casa em Sundance, nas montanhas de Utah — o lugar que ele amava, rodeado por aqueles que amava”, mas sem adiantar a causa específica.

Ator, realizador e vencedor de um Óscar, Redford tem entre os seus maiores sucessos “Dois homens e um destino” (1969), e “Os Homens do Presidente” (1976). Em “Os Três Dias do Condor” (1975), interpretou um descodificador da CIA envolvido num jogo mortal e “Golpe De Mestre” (1973) deu-lhe a primeira e única nomeação ao Óscar como ator.

Redford também dirigiu filmes premiados como “Ordinary People” – com o quel venceu o Óscar – e “A River Runs Through It” e brilhou como galã romântico, ao lado de grandes atrizes como Jane Fonda, Barbra Streisand e Meryl Streep. 

Além da carreira de ator, Redford deixou marca como realizador e produtor, fundando o Sundance Institute e o festival de cinema que se tornou referência mundial para o cinema independente.

Redford tinha abdicado há muito do seu estatuto de estrela de Hollywood e era um ambientalista convicto, tendo-se mudado para as montanhas de Utah em 1961 e liderado esforços para preservar a paisagem natural do estado e do oeste norte-americano.