Portal das Finanças passa a ter autenticação reforçada com código por SMS

Portal das Finanças passa a ter autenticação reforçada com código por SMS


Reforço de segurança com um duplo fator de verificação.


O Portal das Finanças estreia um sistema de autenticação reforçada, para os contribuintes entrarem na sua página pessoal, através do envio de um SMS com um código de verificação.

Ministério das Finanças explica, numa nota enviada à agência Lusa, que, à semelhança de outros sites, existe agora um duplo fator de verificação.

A funcionalidade, a que os contribuintes podem aderir, “adiciona uma camada extra de proteção no acesso à área reservada do contribuinte no Portal das Finanças”, procurando prevenir “acessos não autorizados”, adianta a tutela.

No entanto, a nova funcionalidade não está ainda disponível para todos os contribuintes. “A adesão ao duplo fator de autenticação já está disponível para os contribuintes sem atividade empresarial e irá ser gradualmente disponibilizada aos contribuintes individuais com atividade empresarial e às pessoas coletivas”.

Para um cidadão requerer a autenticação com duplo fator, “deve ter o contacto telefónico registado e confirmado junto da AT”.

Uma vez ativado, sempre que se autenticar no Portal das Finanças, com o NIF e a senha de acesso, a AT envia, por SMS, um código de verificação único que o contribuinte passará a ter de introduzir para aceder à sua área reservada.