O Presidente da Turquia turco afirmou esta sexta-feira que a ofensiva militar iniciada a 13 de junho por Israel no Irão, que retaliou com centenas de mísseis e ‘drones’ sobre território israelita, pode desencadear uma vaga de migração para a Europa.
Recep Tayyip Erdogan transmitiu, em conversa telefónica, ao chanceler alemão, Friedrich Merz, que “a espiral de violência desencadeada pelos ataques israelitas [ao Irão]” põe em perigo a região e a Europa, em termos de potencial migração e fugas nucleares”.
Segundo um comunicado da presidência da Turquia na sua conta da rede social X, o chefe de Estado turco sublinhou que “a mesa de negociações é a única forma de resolver as divergências nucleares com o Irão” e acrescentou que “o conflito iniciado pelo ataque de Israel ao Irão elevou ao nível máximo a ameaça à segurança regional”.
A presidência turca revela que “Erdogan acrescentou que a Turquia tem agido e continuará a agir para a cessação dos conflitos e o estabelecimento da calma”.
Israel lançou na madrugada de 13 de junho uma ofensiva sobre o Irão, argumentando que o avanço do programa nuclear iraniano e o fabrico de mísseis balísticos por Teerão representam uma ameaça direta à sua segurança.