Falta de limpeza dos matos preocupa bombeiros

Falta de limpeza dos matos preocupa bombeiros


A ANBP lamentou ainda a ausência de protocolos que regulem a atuação dos bombeiros sapadores profissionais no combate aos fogos


O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) alertou esta segunda-feira para a falta de limpeza dos matos, em particular junto de vias de circulação e de habitações. Fernando Curto lamentou  a “falta de planeamento e prevenção” em Portugal.

Em declarações à agência Lusa após um Conselho Geral da ANBP realizado esta segunda-feira em Lisboa, Fernando Curto criticou a “falta de vontade política” em impor a prevenção e a limpeza do mato florestal. 

“Temos receio, para não dizer que temos a certeza de que isto vai arder muito, quando se podia, mais uma vez, ter acautelado com a prevenção”, afirmou o dirigente. “Temos mato alto junto às vias rápidas, temos zonas onde há muita quantidade de árvores, também nos limites de zonas habitadas”, acrescentou Fernando Curto.

Para o dirigente da ANBP, “quase nada foi limpo o que faz aumentar, em muito, o risco de incêndio florestal neste verão”. A situação é “muito preocupante, junto das vias rápidas, das autoestradas e das estradas nacionais. Vemos mato grande na berma da estrada e basta um cigarro ou um descuido para se gerar um incêndio”, salientou.

A ANBP lamentou ainda a ausência de protocolos que regulem a atuação dos bombeiros sapadores profissionais no combate aos fogos.