As temperaturas vão disparar já a partir de segunda-feira, com algumas regiões a ultrapassarem os 40 graus.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para grande parte do país e a Direção-Geral da Saúde (DGS) partilhou uma série de recomendações para a população se proteger durante a onda de calor.
Na segunda-feira, os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre estarão sob aviso amarelo, com os termómetros a chegarem aos 40 graus em Beja.
Na terça-feira, o alerta alarga-se ao os distritos de Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, com Santarém a chegar aos 43 graus.
Já as temperaturas mínimas devem rondar os 20 graus em boa parte do país.
Devido às previsões de calor acentuado, a DGS alertou para os perigos e deixou conselhos para minimizar os impactos.
“Beber água constantemente, evitar bebidas alcoólicas e dar preferência a ambientes frescos ou climatizados, com circulação de ar, são algumas das recomendações.
Aconselha ainda evitar a exposição direta ao sol, especialmente entre 11h e 17h; o uso de protetor solar com fator 30 ou superior, e a reaplicação a cada duas horas e após banhos.
Além disso, sugeriu roupas leves, de cor clara, chapéu e óculos de sol com proteção UV, além de evitar atividades físicas intensas ao ar livre.
Em relação às viagens de carro, a DGS apela a que se escolham as horas mais frescas para as deslocações, além de que se deve evitar deixar os veículos estacionados ao sol.