As atenções viram-se todas para as praias com as temperaturas a aumentar e o sol a marcar posição de vez. Na zona de Lisboa há por isso uma corrida aos melhores espaços e aos sítios onde se pode comer ou beber um copo com o pé na areia. E são muitas as ofertas, marcadas por estilos de público diferentes e gastronomia bem variada. A dúvida para quem vive na região é sempre a mesma. Vou para a Linha que vai de Oeiras a Cascais ou para a Margem Sul da Costa da Caparica ao Meco? Tudo depende de se é fim de semana ou durante a semana, do que se procura em termos de areal e mesmo do sítio onde vivemos e do que fica mais perto. Por um lado passar a ponte é muitas vezes um suplicio de trânsito e engarrafamento por outro o estacionamento (ou a falta dele) dá-nos conta da cabeça quando a ideia é relaxar e desligar um pouco. Gostos não se discutem e de facto há para todos a ver pela procura existente tanto de um lado como do outro.
A Margem Sul virou moda há já alguns anos. Com a renovação de alguns bares de praia e a mudança de concessionários, a entrada de capital estrangeiro e a criação de conceitos mais modernos mudaram um pouco o paradigma de uma zona mais piscatória que não cumpria com aquilo que se passa lá fora e até em alguns espaços algarvios. Recordo-me sempre do Masstige, que apareceu na Praia do Castelo mas que acabou por arder e que marcou uma época onde a combinação de praia e festa se fez valer. Mas o cheiro a mar que cola com boa comida e música ao final da tarde espalha-se por vários espaços. O Irmão é uma das boas referências com uma dinâmica de festa e um look avant-garde mas também o Clássico Beach Bar do conhecido Olivier num registo mais de boa mesa e sabores que combinam com esta época do ano. O Princesa, que foi buscar o nome à praia, é outra das boas ofertas onde se destaca o peixe grelhado. Na Fonte da Telha, o Piscina apresenta-se com uma extensa esplanada e com o sushi como oferta mais arrojada. Um pouco mais à frente, já em Sesimbra, uma das boas surpresas dá pelo nome de Hangar. Situado no Meco, mais propriamente na Praia das Bicas, apresenta também festa ao final da tarde com Djs conhecidos da nossa praça.
A Linha parece querer acordar agora recuperando algum atraso em relação à Costa. Praias urbanas e mais próximas de Lisboa, novos espaços que combinam sofisticação e bom gosto prometem atrair um público mais refinado neste Verão. Dos já conhecidos restaurantes Mar d’Sal em São Pedro ao La Plage na Praia de Carcavelos, ao icónico Bar do Guincho, O Bar do Moinho (na praia do Moinho) e o Yellow em Santo Amaro, são muitos os formatos para este ano que conta ainda com várias novidades que lhe vêm dar um toque especial. Na Praia de Santo Amaro e na Torre o mesmo conceito, duas praias diferentes. O Toldo promete pintar as praias de Oeiras de azul e branco com uma decoração sofisticada e leve, apresenta uma carta onde as pizzas, as focaccias o açaí e os sumos naturais são destaque. Na Praia de Paço de Arcos é a vez do Bugi de listas vermelho e brancas, escolher os petiscos e “a vida boa” com o pé na areia. Já no Guincho é a vez do Panorama Beach Club surgir como proposta a ter em conta. A carta apresenta ostras, carabineiros e uma vista incrível para o mar.
São por isso muitas e boas opções para os milhares de veraneantes que começam a encher a nossa costa. Sejam ofertas mais saudáveis ou petiscos típicos de Verão para o almoço mas também para beber um sumo natural, uma caipirinha ou um mojito ao final da tarde a ver o pôr do sol. Espaços para quem gosta de apanhar sol e deitar numa espreguiçadeira ou simplesmente ficar na esplanada a ler um livro, ouvir música e apreciar a brisa do mar. É aproveitar!