Mário Machado entrega-se na prisão dia 26

Mário Machado entrega-se na prisão dia 26


O militante neonazi vai cumprir uma pena de dois anos e 10 meses de prisão por discriminação e incitamento ao ódio e à violência


Mário Machado vai entregar-se no dia 26 no Estabelecimento Prisional das Caldas da Rainha. O militante neonazi vai cumprir uma pena de dois anos e 10 meses de prisão por discriminação e incitamento ao ódio e à violência.

A informação foi adiantada pelo advogado de defesa, que acrescentou ainda que Mário Machado dará entrada no estabelecimento prisional das Caldas da Rainha pelas 15h00. 

José Manuel Castro disse também que até ao momento não foi emitido qualquer mandado de detenção. O militante neonazi entrega-se para cumprimento de pena depois de ter perdido o último recurso possível no Tribunal Constitucional.

Mário Machado foi condenado por publicações na rede social X (antigo Twitter) contra mulheres de esquerda que visaram em particular a professora e então dirigente do Movimento Alternativa Socialista (MAS) Renata Cambra.

O recurso para o Tribunal Constitucional aconteceu depois de o Tribunal da Relação de Lisboa ter confirmado a pena da primeira instância e ter rejeitado as alegações de Mário Machado de que as declarações em julgamento eram um “exercício de humor”. 

Em causa neste processo estavam atribuídas a Mário Machado e Ricardo Pais – também condenado neste processo -, em que estes apelavam à “prostituição forçada” das mulheres dos partidos de esquerda, e que visaram em particular Renata Cambra.

Mário Machado e Ricardo Pais foram condenados em primeira instância a 7 de maio de 2024. Na altura, o advogado de defesa José Manuel Castro manifestou a sua surpresa com a sentença, considerando-a “injustificada e pesada” e a esperança numa absolvição de Mário Machado pela Relação de Lisboa