IL vai apresentar proposta de revisão constitucional

IL vai apresentar proposta de revisão constitucional


Rui Rocha explica que partido quer que Constituição preveja uma economia menos dependente do Estado e uma sociedade “mais aberta, mais livre”.


O líder da Iniciativa Liberal anunciou, esta quarta-feira, que o partido vai apresentar um projeto de revisão constitucional para reduzir o “papel central” do Estado na economia,

“A IL apresentará um projeto de revisão constitucional em que traremos para a discussão esta visão de sociedade [mais livre, economicamente mais autónoma]. Não é um ajuste de contas com a História, mas é a criação de uma oportunidade de futuro para todos, em que todos se reveem numa Constituição que traz mais liberdade e que tem menor pendor ideológico”, afirmou Rui Rocha, em declarações aos jornalistas após a audiência com o Presidente da República, que durou cerca de uma hora.

“É algo que nós entendemos que deve ser revisto, mas apresentaremos oportunamente o nosso projeto de revisão constitucional. Devo dizer que, já em legislaturas anteriores, o fizemos, aliás, todos os partidos o fizeram. E, portanto, parece ter havido, nesse momento, um desejo de revisão constitucional”, sublinhou.

Segundo o líder do partido, a IL quer que a Constituição passe a prever “uma sociedade mais aberta, mais livre”.

“Entendemos que não deve ser um ajuste de contas com a História, mas também não deve ser um condicionamento para as gerações futuras que sejam condicionadas por um momento determinado da História. Portanto, queremos avançar nesse sentido e avançaremos nos próximos dias”, explicou.

O projeto de revisão da IL vai ser para “uma sociedade mais livre, economicamente mais autónoma, em que o papel do Estado não é o papel central da economia”, acrescentou.

Questionado sobre a eventual posição do Chega em relação à proposta a ser apresentada pela IL, Rui Rocha respondeu: “Eu quero contar com todos os votos que se revejam nessa visão”.