Um total de cinco pessoas foram detidas por suspeitas de pertencerem a uma rede que traficava resíduos plásticos em Portugal, França e Espanha para enviar para todo o mundo, e outras quinze encontram-se a ser investigadas.
Numa nota, esta terça-feira divulgada, a Guarda Civil espanhola refere que as detenções aconteceram no âmbito da operação “Finoplast”, que levou à operacionalização de seis buscas em Espanha, França e Portugal.
A Guarda Civil refere que a maioria dos plásticos traficados foram transportados em camiões portugueses para diversos pontos de armazenamento em Espanha, sendo, depois, enviados para países de todo o mundo.
Foram transportados desta forma, desde Portugal e França para Espanha, 18.800 toneladas de plástico, segundo a investigação.
“Este lixo era transportado por camiões portugueses de grande tonelagem aproveitando viagens de regresso entre os dois países [Portugal e França]”, sendo depositados na região de León e Valência (noroeste e leste de Espanha), sem as autorizações devidas, explica a Guarda Civil.
“Terão sido transportadas desde Franca e Portugal apara Espanha de forma ilegal mais de 18.800 toneladas de resíduos. Parte desse lixo era abandonado nas instalações [onde eram depositadas] e o resto era enviado para países terceiros de maneira ilegal, fazendo-o passar por matéria-prima ou falsificando a documentação ambiental”, diz ainda a mesma nota.