Homem que atacou Salman Rushdie condenado a 25 anos de prisão

Homem que atacou Salman Rushdie condenado a 25 anos de prisão


O escritor achou ia morrer, acabou por perder o olho direito e sofrer danos permanentes nos nervos da mão, na sequência do ataque.


O homem que atacou o escritor Salman Rushdie numa conferência literária em Nova Iorque, em agosto de 2022, foi condenado, esta sexta-feira, a uma pena de 25 anos de prisão efetiva.

Hadi Matar, de 27 anos, já tinha sido considerado culpado de tentativa de homicídio e de agressão em fevereiro, tendo agora conhecido a sentença.

Salman Rushdie não esteve em tribunal para ouvir a sentença imposta ao seu atacante, mas apresentou uma declaração de ‘impacto na vítima’.

Recorde-se que o escritor, de 77 anos, perdeu o olho direito e sofreu danos permanentes nos nervos da mão, na sequência do ataque.

Em tribunal Rushdie disse que no momento acreditou que ia morrer, ao ser esfaqueado na cabeça e no corpo várias vezes.

O atacante também fez uma declaração, ainda antes de conhecer a sentença, alegando liberdade de expressão e apelidando o escritor de hipócrita.

“Salman Rushdie quer desrespeitar as outras pessoas. Ele quer ser um ‘bully’, ele quer fazer ‘bullying’ sobre outros. Não concordo com isso”, afirmou, segundo a imprensa internacional.

Além dos 25 anos de prisão pela tentativa de homicídio do escritor, Hadi Matar foi ainda condenado a uma pena de sete anos por ter ferido o moderador da palestra que estava no palco com Salman Rushdie. As duas penas serão cumpridas em simultâneo.