Comunidade LGBT. Comissão Europeia vai apresentar nova estratégia para combater discriminação

Comunidade LGBT. Comissão Europeia vai apresentar nova estratégia para combater discriminação


A Comissão Europeia realça os “avanços legislativos, jurisprudenciais e em políticas públicas” para melhorar a vida das pessoas LGBTIQ, mas confessa haver “uma preocupante escalada de violência motivada pelo ódio”.


A Comissão Europeia (CE) anunciou, esta sexta-feira, que vai apresentar, até ao final do ano, uma nova estratégia para reforçar o combate contra a discriminação das pessoas da comunidade LGBT.  

“A nova estratégia abordará a discriminação e o ódio com base na orientação sexual, identidade/expressão de género e características sexuais e irá também tratar formas interseccionais de discriminação, bem como práticas de conversão e o assédio e a violência motivados pelo ódio, tanto ‘online’ como ‘offline’”, diz a CE, numa nota divulgada, um dia antes de se assinalar o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia.  

A Comissão Europeia realça os “avanços legislativos, jurisprudenciais e em políticas públicas” para melhorar a vida das pessoas LGBTIQ, mas admite haver “uma preocupante escalada de violência motivada pelo ódio”. 

“A UE mantém-se empenhada em garantir o progresso e acabar com a discriminação com base na orientação sexual, identidade/expressão de género e características sexuais, tanto dentro como fora das fronteiras europeias”, salienta a instituição.