O Presidente dos EUA classificou hoje o Irão como “a força mais destrutiva” no Médio Oriente. Donald Trump garantiu que vai conseguir um acordo que garanta que os iranianos “nunca terão uma arma nuclear”.
“Estamos a trabalhar (…) para alcançar a estabilidade e unirmo-nos contra os agentes do caos e do terror que mantiveram milhões de pessoas reféns. A maior e mais destrutiva destas forças é o Irão, que causou um sofrimento impensável na Síria, no Líbano, em Gaza, no Iémen e mais além”, disse Trump.
O Presidente norte-americano falava em Riade, capital da Arábia Saudita, onde inicia uma viagem de quatro dias pelo Médio Oriente.
Trump assegurou que não quer “inimigos permanentes” e mostrou-se favorável a um acordo nuclear com o Irão que garanta que esse país “nunca terá capacidade de armamento nuclear”.
Horas antes de Trump aterrar em Riade, o Irão admitiu aceitar limites temporários ao nível do enriquecimento de urânio, destacando que as conversações com os EUA – cuja quarta ronda terminou domingo – ainda não entraram na fase de pormenores.
Atualmente, o Irão enriquece urânio a 60%, muito acima do limite de 3,67% estabelecido pelo acordo nuclear internacional de 2015. Para uso militar, é necessário um nível de 90%.
Na segunda-feira, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, insistiu que o Irão é o único país do mundo sem armas nucleares que enriquece urânio a um nível tão elevado.
Iniciadas a 12 de abril, as negociações visam concluir um novo acordo para impedir o Irão de produzir armas nucleares – uma ambição que Teerão sempre negou, em troca do levantamento das sanções que estão a prejudicar a economia iraniana