O Pavilhão de Portugal, considerado um símbolo icónico do Parque das Nações e que é agora propriedade da Universidade de Lisboa (UL), abriu portas na quarta-feira após uma profunda requalificação.
Recorde-se que este foi desenhado por Álvaro Siza Vieira, Prémio Pritzker de Arquitetura e foi originalmente concebido para a Expo’98. Agora, o novo espaço multidisciplinar conta com um Centro de Exposições e um Centro de Congressos, que poderão acolher variados eventos culturais, científicos ou corporativos.
Segundo o site oficial da UL, o Pavilhão abre com a exposição Meu matalote e amigo Luís de Camões, que estará patente de 1 de maio a 27 de julho, numa evocação contemporânea do poeta Luís de Camões, através de um percurso visual e literário que articula arte, literatura e património.
A reabertura contou ainda com o espetáculo da artista Milhanas enquadrado nos «Concertos à Pala», uma programação regular de concertos gratuitos.