Nove urgências vão estar fechadas no sábado, o pior dos quatro dias da ponte do Primeiro de Maio. Entre os encerramentos estão três urgências de ginecologia e obstetrícia da Península de Setúbal.
De acordo com informação do Portal do Serviço Nacional de Saúde, está previsto o encerramento de três urgências nesta quinta-feira, número que sobe para quatro na sexta-feira e atinge um pico de nove no sábado, antes de descer para oito no domingo.
Numa altura em que muitos portugueses aproveitam para fazer ponte, o acesso aos serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia e de Pediatria vão estar condicionados, principalmente no fim de semana e na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Segundo as escalas de urgência do SNS, atualizadas pelos hospitais, está previsto o fecho na quinta-feira, de três serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia, nomeadamente no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e no Hospital Vila Franca de Xira.
Na sexta-feira, estarão fechadas as urgências destas especialidades no Hospital Garcia de Orta, em Almada, no Hospital Amadora-Sintra e no Hospital Distrital de Santarém. O Hospital São Bernardo, em Setúbal, receberá apenas casos encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
De acordo com a informação do Portal do SNS, a previsão aponta para que sábado seja o dia mais complicado, com sete urgências de Ginecologia e Obstetrícia fechadas e duas de pediatria. Na Península de Setúbal, vão estar encerrados os três serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia da Península de Setúbal, assegurados pelos hospitais Garcia de Orta, Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e São Bernardo, em Setúbal.
A estas três urgências encerradas juntam-se, no sábado, as dos hospitais Amadora-Sintra, Vila Franca de Xira, Doutor Manoel Constâncio, em Abrantes, e Distrital das Caldas da Rainha.No domingo, reabrem as urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Distrital das Caldas da Rainha, mantendo-se encerradas as restantes quatro.
Durante o fim de semana, vão estar fechadas as urgências de pediatria do Hospital Vila Franca de Xira e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.