Urgências. Três encerramentos no 25 de abril e seis no fim de semana

Urgências. Três encerramentos no 25 de abril e seis no fim de semana


Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurar as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados


Três urgências vão estar fechadas no feriado do 25 de Abril, número que sobe para seis no sábado e no domingo. Segundo a informação publicada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a maioria é de obstetrícia e ginecologia.

De acordo com as Escalas de Urgência do Serviço Nacional de Saúde, atualizadas pelos hospitais, vão estar encerradas na sexta-feira as urgências de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Garcia de Orta, em Almada, do Hospital Amadora-Sintra e do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro.

No sábado, está previsto o encerramento das urgências destas especialidades nos hospitais de Almada, do Barreiro, Vila Franca de Xira e do Hospital Distrital de Santarém (Obstetrícia).

Segundo as escalas reabrem, no domingo, as urgências de Ginecologia e Obstetrícia de Vila Franca de Xira e do Hospital Distrital de Santarém, e encerram as do Hospital Distrital das Caldas da Rainha e do Hospital Santo André, Leiria.

Durante os três dias, o serviço de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital São Bernardo, em Setúbal, vai estar condicionado, recebendo apenas casos encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

De acordo com a agência Lusa, as urgências de pediatria do Hospital Vila Franca de Xira e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, vão estar fechadas no fim de semana.

A urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra também vai estar referenciada nos três dias, entre as 00h00 e as 08h00 e entre as 20h00 e a meia-noite, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24.

As escalas disponibilizadas no portal do SNS indicam ainda que cerca de 130 serviços de urgência estarão abertos em todo o país durante o fim de semana prolongado, a que se juntam mais de 30 de ginecologia e obstetrícia que estarão a funcionar,

No entanto, estas estão no âmbito do projeto-piloto, que implica um contacto prévio das utentes com a linha SNS 24.

Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurar as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados.