Marco Rubio cancela presença em Londres

Marco Rubio cancela presença em Londres


Marco Rubio não terá comparecido em Londres devido à recusa ucraniana do plano de paz apresentado pelos EUA na semana passada


Londres deveria ter sido palco, quarta-feira, de uma reunião entre altos representantes ucranianos, europeus e americanos para discutir o futuro da guerra na Ucrânia. 

Porém, o líder da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, cancelou, à última da hora, a sua presença nas conversações, retirando peso diplomático às mesmas. 

A recusa do secretário de Estado deve prender-se com o facto de a Ucrânia não ter concordado com a cedência de territórios que estavam previstos na proposta de paz apresentada pelos EUA na semana passada em Paris. 

O plano impediria ainda a Ucrânia de se tornar parte integrante da NATO. «Não há nada para falar. Isto viola a nossa Constituição. Este é o nosso território, o território do povo da Ucrânia», foram as palavras do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na terça-feira.

O líder da Ucrânia acrescentou ainda que o país «está disposto a negociar com a Rússia em qualquer formato, mas só depois de uma paragem incondicional das hostilidades».