INEM vai mudar testes para travar partilha de respostas no WhatsApp

INEM vai mudar testes para travar partilha de respostas no WhatsApp


Respostas a alguns testes da formação do INEM estavam a ser partilhadas em grupos de whatsapp dos formandos.


O INEM vai alterar os testes teóricos da formação para Técnico de Emergência Pré-Hospitalar (TEPH), de forma a evitar que se repitam situações de partilha de respostas pelos formandos em grupos do whatsapp.

O presidente do INEM, em declarações à agência Lusa, explicou que  matéria será a mesma, mas que a forma de formular as questões e os testes teóricos “vão ser alterados de turma para turma, de modo a não [permitir] falsear os resultados”.

Esta decisão surge na sequência da notícia, avançada pela agência Lusa na semana passada, que dava conta de que as respostas a alguns testes da formação para TEPH estavam a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos.

A situação levou a Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) a pedir uma intervenção urgente das autoridades competentes.

Sérgio Janeiro disse que o INEM quer que o processo tenha a maior legitimidade possível. “Queremos credibilizar a formação, porque é importante referir que a formação é exigente”.

“É importante que as pessoas tenham a noção de que, no fim da formação, são profissionais bem treinados para cumprirem o seu trabalho com toda a competência”, acrescentou o responsável.