A vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) vai passar a abranger os bebés até dez meses, na campanha outono-inverno 2025-2026.
Com o alargamento da vacinação está previsto proteger cerca de 76 mil crianças, segundo a secretária de Estado da Saúde.
Ana Povo adiantou, à agência Lusa, que o Ministério da Saúde aceitou a proposta da Direção-Geral da Saúde (DGS) de expandir a estratégia de imunização na próxima campanha de vacinação, alargando a sua abrangência a todos os bebés nascidos entre 1 de junho de 2025 e 31 de março de 2026.
“Com esta medida, pretendemos proteger [mais] cerca de 14 mil bebés, porque acreditamos que, ao fazer isto, vamos reduzir a suscetibilidade individual e a carga da doença, aumentando o impacto positivo na utilização dos serviços que ocorreu na época anterior, não só com a diminuição dos internamentos, mas também com a redução do número de urgências hospitalares em crianças menores de um ano”, explicou a governante.
O plano de vacinação continua a incluir as crianças com mais de um ano que façam parte de grupos de risco, como bebés prematuros, crianças com doenças cardíacas, pulmonares ou neuromusculares congénitas, crianças com o sistema imunitário enfraquecido e doentes com asma ou com doença pulmonar obstrutiva crónica.
Vírus Sincicial Respiratório é considerado bastante contagioso, sendo a causa mais comum de doença das vias respiratórias em idades inferiores a um ano.