Pinto Luz diz que país deve apostar mais nos empresários

Pinto Luz diz que país deve apostar mais nos empresários


“Todos procuramos que estes investidores não andem constantemente com a mão no coração a ver o que vai acontecer a seguir”


O ministro das Infraestruturas defendeu esta sexta-feira que o país deve apostar na economia e nos empresários. Miguel Pinto Luz apontou para uma remuneração “melhor do investimento”, com “regulação diferente”, desburocratização e “perenidade das políticas públicas”, para atrair mais projetos.

“Esta é a visão deste Governo. Apostar na economia, apostar nos empresários, remunerando o risco desses empresários, porque arriscam e é remunerando bem o risco dos empresários que os convidamos a fazer mais investimento”, afirmou o governante.

Falando na inauguração de uma data center em Sines, o ministro realçou que se pode “remunerar bem o risco dos empresários de muitas formas”, dando como exemplos a aceleração dos processos de decisão ou a desburocratização.

“Temos que facilitar e isso remunera o risco dos empresários e remunerar o risco dos investidores com uma regulação diferente”, vincou, frisando que “o regulador tem que defender o mercado com igualdade de oportunidades e garantir equidade”.

Considerando que “a Europa tem tido uma regulação fechada, que não permite escala e grandes empresas”, Pinto Luz alegou, de acordo com a agência Lusa, que no setor das telecomunicações, há “um grande aperto de capital” e não tem capacidade para investimentos que deviam ser feitos.

“A Europa está atrasada em relação aos Estados Unidos na infraestrutura de telecomunicações e está porque temos pequenas e médias empresas sem escala, sem capacidade de fazer o investimento que devíamos”, reiterou, propondo “uma regulação mais justa, mais célebre, mais equilibrada”.

O ministro apontou que também se remunera o investimento dos empresários se o país puder “ter projetos que ultrapassem ciclos políticos e que tenham o consenso nacional exigido e a perenidade das políticas públicas”.

“Todos procuramos que estes investidores não andem constantemente com a mão no coração a ver o que vai acontecer a seguir”, disse, insistindo que “esse não é o caminho que o atual governo quer implementar”.

Pinto Luz, que discursava na inauguração do primeiro edifício do data center Start Campus, em Sines, agradeceu e elogiou o atual titular da pasta da Economia, Pedro Reis, mas também os ministros do anterior governo PS João Galamba e António Costa Silva.