A Google anunciou esta quinta-feira a expansão do assistente pessoal de inteligência artificial (IA) Gemini para o Google Workspace para sete idiomas adicionais. Nestes inclui-se o português, o que permite atualizar a caixa de entrada do Gmail nesta língua.
Desta forma, os utilizadores podem pedir ao Gemini para mostrar ‘mails’ não lidos e gerir as suas respostas em português. Entre outras funcionalidades, ajuda a escrever textos, resume documentos na Drive ou cria imagens e tabelas.
A partir de desta quinta-feira, idiomas como português, alemão, italiano, japonês, coreano, espanhol e inglês passam a ser suportados pelo Gemini no painel lateral do Google Docs, Sheets, Drive e Gmail.
“Esta expansão torna o Gemini for Workspace [ferramenta de produtividade da Google], cada vez mais, acessível a mais de mil milhões de pessoas cujo primeiro idioma passa agora a ser suportado”, refere a empresa. A funcionalidade está disponível no menu lateral do Google Workspace.
“A capacidade de trabalhar no seu idioma preferido vai além de resumir e criar conteúdo. Quando utiliza a aplicação Gemini (gemini.google.com) para pesquisar um tema ou discutir ideias, pode escolher trabalhar em qualquer um dos 40 idiomas”, adianta a Google, numa publicação no seu blogue.
Por exemplo, durante uma videochamada no Google Meet, é possível ativar as legendas traduzidas num dos 69 idiomas suportados, independentemente do idioma falado e, em breve, “o Gemini também irá traduzir automaticamente as mensagens no Google Chat”, acrescenta.