Proibição dos telemóveis na escolas. Parlamento discute petição que tem mais de 23 mil assinaturas

Proibição dos telemóveis na escolas. Parlamento discute petição que tem mais de 23 mil assinaturas


Apenas 35 de 128 escolas inquiridas limitaram ou proibiram uso do telemóvel.


O Parlamento debate, esta quinta-feira, uma petição com mais de 23 mil subscritores, que defende a proibição do uso de telemóvel na escola, uma medida que o Ministério da Educação recomendou, mas que apenas uma minoria das escolas adotou.

“Tenho a expectativa que se abra novamente a discussão entre os grupos parlamentares e que o estatuto do aluno, que data de 2012, seja revisto no sentido de incluir a regulamentação para o espaço de recreio”, defendeu, à agência Lusa, a autora da petição Mónica Pereira

O Estatuto do Aluno e Ética Escolar, atualmente, proíbe a utilização de telemóveis apenas nas salas de aula, mas os peticionários querem que a proibição seja alargada ao espaço de recreio e até ao 9.º ano.

Recorde-se que em setembro o Ministério da Educação recomendou às escolas a proibição do uso de telemóvel nos 1.º e 2.º ciclos e a criação de restrições no 3.º ciclo. De sublinhar que a medida é de caráter voluntário.

Desde o início do ano letivo, apenas 35 de 128 escolas inquiridas pela Federação Nacional da Educação limitaram ou proibiram uso do telemóvel e apenas vinte o fizeram completamente.