Nuno Lobo critica voto de Pedro Proença

Nuno Lobo critica voto de Pedro Proença


Em causa está a posição de Pedro Proença, presidente da Associação de Ligas Europeias, por ter votado e favor da nova fórmula de distribuição dos pagamentos de solidariedade que pode afetar os clubes portugueses.


Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa, e eventual candidato à presidência da Federação Portuguesa de Futebol, criticou duramente a posição de Pedro Proença, presidente da Associação de Ligas Europeias, por ter votado e favor da nova fórmula de distribuição dos pagamentos de solidariedade que pode afetar os clubes portugueses.

Na sua página no Facebook e com o título “No Reino da Fantasia da Liga Portugal e do seu Presidente”, Nuno Lobo escreveu: “O Comité Executivo da UEFA aprovou hoje, em Praga, uma nova fórmula de distribuição dos pagamentos de solidariedade que à partida exclui os nossos clubes da Liga 2 de receber essas verbas. Veio, em jeito de intervenção de urgência e propaganda torpe, a Direção da Liga manifestar a intenção de evitar que estes sejam penalizados, mas para isso acontecer será necessário uma aprovação prévia de uma larga maioria dos clubes da Primeira Liga”.

“Os clubes da Liga 2 não precisam (não deviam precisar) da solidariedade ou de uma qualquer autorização, de quem quer que seja, para poderem continuar a beneficiar dessas verbas de forma directa!”, pode ler-se na publicação.

“Esta decisão representa um duro golpe para estes clubes. Mais do que uma nota propagandística da Liga o que importa é saber o que é que o Presidente da European Leagues, que por acaso é presidente da Liga Portugal, fez para evitar este desastre? O que importa saber é como votou o Presidente da Liga Portugal no Comité Executivo da UEFA que hoje tomou esta decisão? Fez alguma declaração de voto denunciando a injustiça da medida?Posso desfazer as dúvidas, Pedro Proença votou a favor! A FAVOR! Uma decisão que beneficia as cinco principais ligas europeias, mas que penaliza a nossa liga! VOTOU A FAVOR!”, refere Nuno Lobo.

“Fazer-se distraído lá fora e depois pedir a clubes da Primeira e da Segunda Liga comunicados que aplaudam a manifestação de intenções (que pode muito bem não passar disso) da Liga Portugal é demagogia e populismo que merecem ser denunciados! A possibilidade dos clubes da Liga 2 continuarem a receber as verbas da solidariedade já não é nem automática, nem depende da Liga, por muito que Pedro Proença se esforce por dar essa ideia!”, acrescentou.

Por fim, Nuno Lobo refere também que: “Os clubes da Liga 2 ficaram a saber com o que contam e o que contam é um grande ponto de interrogação por inação ou cumplicidade de quem lá fora não os soube defender! Só mais uma coisa, a possibilidade, que é só isso, dos clubes da Liga 2 receberem as verbas por aprovação de 70% dos clubes da Primeira Liga foi aprovado lá fora, no Comité de Clubes. Há zero de interferência da nossa Liga! Não pode valer tudo e não se podem enganar os clubes portugueses que ele diz representar e DEFENDER!”