A imagem do planeta azul a partir do espaço, uma esfera perfeita suspensa no vazio, é uma espécie de visão mística, diz quem já teve o privilégio dessa experiência. A fotografia Earthrise (’O Nascer da Terra’), tirada na véspera de Natal de 1968 pela tripulação da Apollo 8, mostrou o planeta como nunca o tínhamos visto e despertou consciências em todas as latitudes. Mais de meio século volvido, o milionário Jared Isaacman também se comoveu ao ver a Terra a partir do espaço. «É lindíssima», comentou com a sua companheira de viagem, a engenheira Sarah Gillis. «Há muito trabalho para fazer lá em baixo, mas visto daqui parece um mundo perfeito».
Isaacman, que viajou a bordo da nave Crew Dragon SpaceX, tornou-se esta semana o primeiro não astronauta profissional a fazer uma spacewalk, ou caminhada no espaço, naquela que é considerada a missão mais perigosa já empreendida pela empresa de Elon Musk.
A cápsula orbitou a cerca de 700 quilómetros da terra e foi completamente despressurizada antes de abrir a escotilha para Isaacman dar o seu passeio. Não se sabe quanto o milionário pagou pela viagem, mas estima-se que tenha investido 200 milhões de dólares numa anterior missão da Space-X.