«Estou tão feliz por anunciar que estou noiva do xamã Durek Verrett, aquele que faz o meu coração pular, aquele que me vê e reconhece o meu maior potencial, o que me faz rir e com quem posso ser vulnerável. O amor transcende e faz-nos crescer. E estou tão feliz por continuar a crescer com este homem lindo», escreveu a princesa norueguesa Martha Louise, numa publicação, na sua conta de Instagram, em junho de 2022, anunciando o seu controverso noivado. «Estou feliz até às lágrimas por poder passar o resto da minha vida com a mulher de coração mais puro, angelical, sábia e poderosa que representa todos os níveis de uma deusa aos meus olhos. Juntos como um casal espiritual com alma, usaremos o nosso poder para apoiar as pessoas a criar um mundo baseado no amor e na aceitação. Mudando o mundo através do nosso amor», escreveu o líder espiritual e noivo na mesma altura. A verdade é que a filha mais velha dos reis Sonia e o rei Haroldo V, nunca escondeu que gostava de caminhos «menos convencionais». Segundo a revista The List, Marta é conhecida pela sua crença e prática do espiritualismo e é uma autoproclamada clarividente que afirma falar com os anjos desde muito pequena. Perdeu assim o título de‘Sua Alteza Real’, em 2002, quando escolheu trabalhar como vidente.
O namoro entre os dois teve início em Maio de 2019, com a princesa a usar também as redes sociais para partilhar a novidade: «Sabemos quando encontramos a nossa alma gémea. Tive a sorte de ter conhecido a minha. [Durek] mudou a minha vida, como ele faz com tantos». Na primeira entrevista televisiva feita pelos dois, nos EUA, no Tamron Hall Show, Marta recordou como se conheceram através de um amigo em comum e contou porque preferiu fazer a revelação através deste meio. «Para poder ser dona da nossa história, porque toda a minha vida está na imprensa desde que eu tenho zero anos. Muitas vezes, a imprensa decidiu contar a minha história em vez de ser eu a escolher como quero apresentá-la. Embora tenha sido um pouco chocante, eu acho», admitiu.
Polémicas em torno no casal
Desde então que têm sido muitas as polémicas, quer pela cor da pele do noivo – o casal acusa a sociedade de racismo –, quer na vida pessoal do xamã – acusado pelo seu ex-companheiro de ser violento. Em 2020, Hank Greenberg, que manteve uma relação de oito anos com Durek, antes deste assumir o namoro com a princesa, acusou-o de ser «violento» e «mentiroso» e confessou estar disposto a contar tudo sobre o xamã. Essas acusações levaram o casal a contratar a empresa de advogados Gora LLC, para evitarem as difamações de Hank. Além disso, Durek é considerado um «xamã de sexta geração» por ter sugerido no seu livro Spirit Hacking que o cancro era uma escolha. Chegou a dizer que as pessoas suicidas e as crianças que fazem birra «estão possuídas por espíritos malignos» e, em 2022, no seu site, ‘Spirit Optimizer’,estava a vender um medalhão de 220 euros, que dizia tê-lo ajudado a «superar a covid-19». O guru afirma ainda ser a reencarnação de um faraó e já foi acusado de praticar exorcismos.
Em 2020, Martha admitia que este amor não era fácil: «Na Noruega, o nosso namoro é muito, muito controverso. Eu deveria estar com um CEO, um lorde ou alguém assim, de alto nível. Estar com um xamã é extremamente fora do comum. É uma loucura», contou à Vanity Fair. No entanto, o amor é tão grande que, em novembro de 2022, num vídeo no Instagram, a princesa disse que ia deixar o cargo «para trazer calma à Casa Real». Nessa altura, o palácio disse que a princesa estava «a renunciar ao seu papel como realeza» e que «não iria voltar a representar a Casa Real». No entanto, de acordo com a vontade do rei, a princesa manteve o seu título. Até agora, nada abalou o seu amor e a um dia da cerimónia – que vai ter lugar este sábado, dia 31 de agosto, no luxuoso Hotel Union, em Geiranger –, já se sabem alguns pormenores e exigências da princesa para o grande evento. O fim de semana do casamento começará em 29 de agosto com uma festa de boas-vindas no Hotel 1904, em Ålesund. No dia 30, os convidados farão um passeio de barco pelo famoso e deslumbrante Fiorde até a vila de Geiranger para uma festa de pré-casamento no Hotel Union.
Um casamento cheio de exigências
De acordo com a revista Mujerhoy, o hotel atual foi construído no local do primeiro hotel com o mesmo nome construído em estilo suíço em 1899. O seu novo edifício data 1979 e foi ampliado e modernizado para abrigar 197 quartos, uma sala de conferências, piscina interior e exterior, um novo piso superior com 13 suítes, centro de fitness, parque infantil, uma exposição de carros antigos, discoteca e spa. Ainda não se sabe em que local do hotel Marta e Durek irão selar seu amor. O Union Hotel dispõe de um espaço reservado para a cerimónia de casamento, mas existe também uma pequena capela junto ao fiorde.
Segundo a publicação norueguesa Se og Hør, a princesa de 52 anos impôs várias regras rigorosas. Para a festa, que se irá prolongar quatro dias e incluirá uma viagem de cruzeiro, o casal possui uma lista de hotéis nos quais os convidados se deverão hospedar, mas ao contrário daquilo que se poderia esperar, todas as despesas serão à responsabilidade de cada um. No primeiro dia da festa haverá uma grande celebração nos jardins do luxuoso Hotel 1904 e os noivos querem que os convidados vistam roupas «sexy e giras». Numa outra festa, mais formal, as mulheres deverão usar vestido de gala e os homens fatos. Já no dia do casamento, «ninguém está autorizado a usar as cores rosa, branco, preto ou dourado», enumera a mesma publicação. Aos homens foi ainda pedido que «se inspirem nos fatos que veem na cerimónia dos Óscares». A principal proibição está relacionada com o uso de telemóveis. É estritamente proibido que os convidados tirem fotografias ou façam vídeos em qualquer um dos dias da cerimónia.
Convidados de luxo
Sabe-se que a rainha Sonia e o rei Haroldo V estarão presentes. «Estamos muito felizes em receber Durek Verret na família e estamos ansiosos para celebrar o grande dia com eles. Desejamos a Märtha e Durek tudo de bom», disseram em comunicado. No passado, o rei disse que achava que Verrett – que descreveu como «uma pessoa simpática e muito engraçada» – tinha de ter «uma melhor compreensão do papel da monarquia na Noruega». «Os americanos não entendem o significado disso», defendeu entre uma gargalhada. O palácio esclareceu ainda que este tornar-se-á membro da família real, mas não terá um título nem representará a monarquia.
Na altura do pedido de casamento, o noivo confessou ser «antiquado», não tendo esquecido o protocolo de primeiro pedir a mão da filha em casamento aos pais antes de avançar com o pedido oficial. «Sou muito antiquado na maneira como faço as coisas. Por isso, sentei-me com o rei e a rainha e pedi a mão de sua filha em casamento. Se tivessem dito não, eu não teria ido em frente com isso. Eu faço as coisas de uma forma honrosa e respeitosa», confessou. «A rainha perguntou-me sobre as minhas intenções e como é que eu seria capaz de cuidar dela e das crianças e assim por diante», disse ainda à Town & Country. «Houve um momento de silêncio. E acho que essa foi a parte que mais me assustou. Mas eles disseram sim», detalhou.
Além da família real norueguesa, deverão comparecer estrelas de Hollywood como Gwyneth Paltrow ou Lenny Kravitz, amigos (e clientes) do noivo. Os meios de comunicação noruegueses também especulam sobre a possível presença do príncipe Harry e de Meghan Markle, que foram convidados para o casamento pelo xamã. De acordo com a Mujerhoy, quem não é esperado é a mãe e a irmã do noivo. Segundo a mesma publicação, ambas tiveram disputas graves com Durek Verrett nos últimos meses. A própria princesa está em guerra com a sogra, Veruschka Urquhart, que afirma que a futura nora fez uma «lavagem cerebral» ao filho. No ano passado, à revista norueguesa Se og Hør, Veruschka, afirmava acreditar que o filho herdou os seus poderes espirituais, mas assegurava que «não os usa para fazer o bem». «Ele não trabalha para o mundo, trabalha contra o mundo. Não trabalha para as pessoas, trabalha contra as pessoas. Durek não te ajuda a encontrar a luz divina. Leva-te à sua própria luz, onde se pode infiltrar e manipular-te», defendeu.
Segundo a Halo! o xamã propôs a princesa em casamento com uma esmeralda brasileira verde-clara e uma peça de diamantes cheia de simbolismo – quatro diamantes em forma de pirâmide para simbolizar a terra, o ar, o fogo e a água; três diamantes para representar as três filhas da princesa; e um nó viking para o amor eterno. De recordar que Märtha Louise foi anteriormente casada com o autor Ari Behn, que se suicidou em 2019, um caso que abalou o país. Com ele teve três filhos, Maud Angelica, 19, Leah Isadora, 17, e Emma Tallulah, 13. O casal divorciou-se em 2017. Durek começou a desenhar o anel de noivado menos de dois anos após o início do relacionamento.
Durek Verrett fará história como o primeiro homem negro a juntar-se à Casa Real da Noruega, mas há um grupo de noruegueses que não apoiam este marco. Dias depois de anunciarem o noivado, o casal falou de algumas das adversidades sentidas desde o começo da união. «Eu acho que muito do nosso relacionamento e o motivo pelo qual as pessoas têm tantos problemas com isso, e eles têm tanto esse ódio que nos enviam até ameaças de morte, é porque eles não querem ver um homem negro na Família Real porque nunca houve um na história das Casas Reais Europeias e isso é uma coisa enorme», afirmou o guru. «É diferente quando um homem escolhe uma mulher negra porque ele é um homem, mas para uma princesa escolher um homem negro, nunca foi feito na história, então é muito difícil as pessoas gerirem isto. Eles não querem os Bridgertons, eles querem ver-se a si mesmos, mas eles não querem os verdadeiros Bridgertons, que somos nós. Ficam muito irritados e dizem coisas horríveis», lamentou.