Jogos Olímpicos só voltam à Europa em 2040

Jogos Olímpicos só voltam à Europa em 2040


Há uma corrida entre várias cidades para organizar as olimpíadas de 2036 e 2040.  Ninguém quer ficar para trás.


A espetacular e emocionante cerimónia de encerramento de Paris 2024 deu uma primeira imagem do que será Los Angeles 2028, com Venice Beach e Hollywood Hill como postal de visita.

Quatro anos depois viajamos até ao outro lado do mundo para a cidade australiana de Brisbane. Como o ideal olímpico é muito dinâmico existe já uma corrida para organizar as olimpíadas de 2036 e 2040. Está a ser um despique acirrado entre grandes cidades, e muita coisa vai depender de interesses geopolíticos.

A única certeza que existe é que há vários interessados em organizar este evento desportivo, sobretudo países emergentes, mas há um aspeto que tem de ser levado em consideração que são as questões climáticas.

A Índia, o país mais populoso do mundo com 1,4 mil milhões de habitantes, quer mostrar a sua capacidade para organizar um evento desta dimensão, e o primeiro-ministro Narendra Modi oficializou a candidatura do seu país em outubro do ano passado. Embora não tenha sido anunciada a cidade-sede, a escolha deverá recair em Ahmedabad. A Indonésia também está interessada em sediar os jogos numa cidade que… ainda foi construída e que se chamará Nusantara.

Candidata de longa data a organizar os jogos, a Turquia volta a estar na corrida com Istambul, assim como o Chile, com a capital Santiago. A Arábia Saudita está a apostar forte no desporto e deverá, mais cedo ou mais tarde, juntar-se à dança. A organização das olimpíadas de 2036 será atribuída depois de 2025 indicou o COI. Se a candidatura de Istambul não vencer, somos levados a concluir que os jogos olímpicos só voltam ao continente europeu em 2040.

A Alemanha deverá apresentar a candidatura de modo a comemorar o 50.º aniversário da reunificação, em 1990. A Itália pode entrar na corrida, havendo já trabalho feito para Roma 2024, só que perdeu a corrida para Paris. A Hungria sempre na procura de protagonismo também pode lançar a sua candidatura.

Sem rodeios, o presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, manifestou repetidamente o desejo de voltar a acolher os jogos olímpicos, recorde-se que Londres organizou as olimpíadas em 2012.