Uma massa de ar polar baixou as temperaturas para valores inferiores ao normal para esta época, agora uma nova massa de ar polar continental irá provocar mais uma descida a partir de quinta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"O estado do tempo em Portugal continental tem sido influenciado por uma massa de ar polar, que tem dado origem a temperaturas ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano", lê-se no comunicado do IPMA.
"Essa massa de ar será temporariamente substituída, essencialmente nas regiões Centro e Sul do território do continente, por outra de origem marítima, mais quente, transportada por uma depressão centrada a oeste/noroeste da Península Ibérica", que provocará "nebulosidade e precipitação e uma subida da temperatura mínima", acrescenta.
No entanto, ao final da tarde de quarta-feira "uma massa de ar polar continental, com origem na região da Escandinávia, irá gradualmente invadir o norte da Península Ibérica, e posteriormente o sul, resultando em nova descida da temperatura, em especial da mínima".
A previsão para esse dia é de temperaturas mínimas entre -5 e 0°C no interior Norte e Centro, sendo entre 1 a 5°C no interior Sul e litoral Norte e Centro, e até 8°C no litoral Sul.
Na sexta-feira, "prevê-se uma nova descida da temperatura mínima, da ordem de 2 a 4°C, pelo que se poderá atingir valores até -8°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta, e perto de 0°C em vários locais do litoral, em especial do Norte e Centro", refere ainda o IPMA.
Jás as máximas, para quinta e sexta, deverão variar entre 4 e 8°C no interior Norte e Centro, e entre 8 e 14°C no interior Sul e litoral, e deverá ser inferior a 4°C em alguns locais do nordeste transmontano e Beira Alta.