Desaparecidas em Hostomel mais de 400 pessoas

Desaparecidas em Hostomel mais de 400 pessoas


Alguns dos desaparecidos terão sido mortos por tropas russas. 


Há mais de 400 pessoas desaparecidas na cidade de Hostomel, disse esta quarta-feira a provedora dos direitos humanos da Ucrânia, Lyudmyla Desinova, segundo a imprensa internacional.

De acordo com relatos de testemunhas às autoridades, alguns dos desaparecidos foram mortos pelas tropas russas, mas ainda não se sabe quantos.

Hostomel é uma cidade localizada nas imediações de Kiev, a norte de Bucha, onde também foi bombardeado um aeroporto no início da invasão russa, a 24 de fevereiro.

Sublinhe-se que a denuncia de Lyudmyla Desinova chega pouco depois das macabras imagens de Bucha terem sido divulgadas. Centenas de corpos descobertos nas ruas, muitos com mãos atadas atrás das costas. Moscovo afirmou que se tratava de uma encenação, levada a cabo pelas forças ucranianas depois da saída das tropas russas, mas imagens de satélite demonstram que cadáveres estavam lá há cerca de três semanas.

Na sequência de casos como o de Bucha ou Mariupol, o governo ucraniano alertou que o cenário poderia ser igual ou pior noutras cidades, como é o caso de Brodyanka, que foi tomada pelas tropas russas, durante a tentativa de cerco a Kiev.