Os cogumelos são fungos e essencialmente constituídos por água (cerca de 90%), com um bom valor nutritivo e de baixo valor calórico. Possuem forte acção antioxidante e isso repercute-se positivamente em várias doenças humanas, bem como em processos degenerativos associados à idade, e são reconhecidos pelas suas propriedades antivirais, antibacterianas e antifúngicas. Os cogumelos estão na lista dos meus ingredientes-fetiche: absolutamente deliciosos e versáteis, já foram considerados pelos chineses o elixir da vida.
Actualmente, os shiitake são os meus eleitos: durante décadas foram uma fonte de alimentação na Ásia e são considerados os segundos cogumelos mais populares e os terceiros mais cultivados no mundo. Mas estes são produzidos por cá. Já experimentei do Sardoal e dos Envendos, e sabendo de onde vêm até sabem melhor. Tenho estado a experimentar várias receitas, mas adoro a simplicidade desta, que não chega a ser uma receita, apenas a prova de que ingredientes locais, frescos e uma mão-cheia de amor são os ingredientes secretos.
Com Amor
Tiborna de Shiitake
Ingredientes:
Pão de centeio caseiro de forno a lenha, fatiado
Cogumelos shiitake lavados e cortados
2 dentes de alho esborrachados
Azeite extravirgem
Orégãos secos de raminho
Flor de sal
Microervas ou rúcula selvagem
Método:
Aqueça o pão no forno.
Enquanto isso. numa frigideira antiaderente. coloque um dente de alho. o azeite e os cogumelos. Tempere com flor de sal e salteie durante sensivelmente 5 minutos.
Retire o pão do forno, esfregue levemente o dente de alho e regue com azeite e uma pitada de sal. Coloque os cogumelos. Acrescente os orégãos e pimenta-preta de moinho e sirva de imediato.