Desaparecido cientista chinês que diz ter criado as duas primeiras bebés geneticamente modificadas

Desaparecido cientista chinês que diz ter criado as duas primeiras bebés geneticamente modificadas


Trabalho de He Jiankui está a ser investigado 


O cientista chinês que disse ter criado as duas primeiras bebés geneticamente modificadas, He Jiankui, está desaparecido, escreve o South China Morning Post. 

O antigo responsável pela comunicação do investigador negou que este tenha sido detido pelas autoridades chinesas, mas de acordo com um porta-voz da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China, essa possibilidade era bastante “imprecisa”.

O investigador desapareceu depois de a Comissão de Saúde Nacional da China ter aberto uma investigação às suas experiências, por serem consideradas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do país ações “abomináveis”.

Recorde-se que o cientista disse ter modificado os genes de dois embriões, de forma a torná-los imunes ao vírus da imunodeficiência adquirida, responsável pela sida, e está a ser chamado de “Frankenstein chinês”.

Além disso, o Ministério da Ciência e Tecnologia chinês mandou suspender todas as investigações científicas em que He Jiankui estivesse envolvido: “A China proibiu o uso reprodutivo de edição em genes de embriões humanos. A experiência violou leis e regulamentos na China”, disse o vice-ministro da Ciência e Tecnologia, Xu Nanping.