Os procurador titular do processo Operação Marquês, Rosário Teixeira, pediu mais tempo a Joana Marques Vidal para fechar a acusação. O i sabe que a resposta de Joana Marques Vidal será conhecida amanhã.
Os procuradores já entregaram o requerimento a pedir à Procuradora Geral da República o alargamento do prazo por mais um mês para fechar a acusação. A ser aceite o pedido de prorrogação do prazo, será a terceira vez que o fecho da acusação terá nova data.
Ao contrário do que chegou a ser avançado por alguns órgãos de comunicação social, o i sabe que não foi realizada qualquer reunião entre os procuradores e Joana Marques Vidal para pedir o prolongamento do prazo para fechar a acusação a José Sócrates.
O prazo que foi estipulado, em setembro, por Joana Marques Vidal termina esta sexta-feira (17 de março). Mas nessa altura, a PGR referiu que a “título muito excecional, mediante requerimento fundamentado dos magistrados titulares, poderá ser admitida a possibilidade de prorrogação deste prazo”.
Um dos argumentos dos procuradores passará por esperar pelas cartas rogatórias da Suíça e de Singapura que vão permitir ter acesso a novas provas.
Além disso, os procuradores precisarão de mais tempo para ultimar a acusação após o segundo round de inquéritos.
Os interrogatórios de hoje a ex-mulher de José Sócrates, Sofia Fava, e a Diogo Gaspar Ferreira, antigo presidente da empresa gestora do empreendimento Vale do Lobo, já terminaram.
Amanhã será ouvido Joaquim Barroca, fundador do Grupo Lena.